5 Dicas para Fazer o Namoro Virtual Dar Certo

Pessoas certas moram em lugares errados. Essa frase te fez lembrar de alguém, né? Então saiba que você não veio parar aqui por acaso. Dedicamos esse post a quem se apaixonou por uma pessoa sem conhecê-la pessoalmente e agora vive um dilema: começar ou não um namoro virtual?

Mas se você espera romantização sobre o assunto, sentimos te informar que o relacionamento virtual não é fácil.

Porém, cá entre nós, que relação é? Relacionamentos, em geral, são complicados e isso não é algo ruim, pelo contrário: é o que os torna valiosos, pois o que vem fácil, também vai fácil.

É lógico que o amor virtual tem lá suas particularidades e a principal delas é a ausência de contato físico. Mas, como já dizia a música, “quem foi que disse que para estar junto é preciso estar perto?”.

Quando há sentimento, a distância é apenas uma barreira a ser vencida. E isso não é historinha para boi dormir: é, sim, possível que o namoro virtual dê certo.

Namoro virtual: onde vive e do que se alimenta?

Os relacionamentos virtuais não são nenhum bicho de sete cabeças, como muitos acabam fazendo parecer.

Eles são, simplesmente, namoros onde o contato entre os casais é exclusivo através de redes sociais e mídias digitais em geral.

E não, isso não os torna menos verdadeiros, até porque não são beijos e carícias que formam relações e sim o amor nutrido pelo outro. Não que a presença física não seja algo importante, porém está longe de ser o principal.

Amores à primeira vista podem até existir, mas são raros. Na maioria das vezes, o que faz uma pessoa se apaixonar pela outra é a personalidade, a simpatia, as qualidades e as características únicas que cada um possui, e tudo isso pode ser transmitido por meio de conversas.

Cuidados ao iniciar um relacionamento virtual

Mas, antes de embarcar nessa relação, não deixe de tomar alguns cuidados, pois a internet, infelizmente, não está isenta dos perigos que existem em nosso mundo e isso facilita a ação de gente má intencionada.

Preste atenção nos detalhes

Se a pessoa não responde suas mensagens depois das 22h ou some nos fins de semana, desconfie! Segundo estudo, um terço dos usuários do Tinder são casados, então fique atento para não ser iludido.

Além disso, também existem os perfis fakes. Quem viveu a época do Orkut os conhece bem, mas, se você passou os últimos anos hibernando e não sabe do que se trata, são pessoas que se passam por outras nas redes sociais, utilizando fotos de terceiros e inventando nomes.

Para diminuir as chances de ser enganado, fique de olho no perfil de quem tem feito o seu coração bater mais forte. Os números de amigos, fotos, likes e comentários podem te dar boas pistas. 

Mas, para ter certeza absoluta de que essa pessoa é quem diz ser, peça para fazer uma chamada de vídeo, pois essa é a melhor forma de descartar qualquer possibilidade de mentiras sobre a verdadeira identidade.

Priorize a sua segurança

Quando o assunto é riscos, saiba que eles existem e que não é exagero prezar pela sua segurança. A sua integridade física não é a única coisa que deve ser mantida. Você deve preservar, também, a sua integridade moral e patrimonial.

Tome muito cuidado com fotos mais íntimas, os famosos nudes, pois não é preciso muito esforço para que eles sejam vazados e prejudiquem a sua vida. De preferência, não os envie, mas, se enviar, não exponha o seu rosto e nenhum objeto que possa te identificar de alguma forma.

E, é claro, não compartilhe, de forma alguma, senhas bancárias ou dados de cartão de crédito, por exemplo. Na verdade, só o fato disso ser pedido durante a conversa já é algo alarmante. Não dê sopa para o azar.

Como fazer seu namoro virtual dar certo

Provavelmente você conhece alguém que tem uma prima que mora na Chechênia com o marido que ela conheceu na internet há 47 anos e desde então eles estão juntos e felizes.

Além disso, formaram uma linda família com 19 filhos e 22 gatos. (Alerta de hipérbole!)

É uma bela história de amor que te enche de esperanças, né? Só que o que ninguém te conta é o caminho que foi percorrido até chegar nesse resultado.

Mas, fique tranquilo! Você está no lugar certo, na hora certa e nós te daremos alguns conselhos sobre como fazer o seu namoro virtual dar certo.

Seja totalmente sincero

Assim como você não quer ser enganado, também não deve enganar ninguém. Então, não economize na honestidade e não omita nada que seja relevante para esse relacionamento.

Às vezes, uma mentira, por menor que seja, pode destruir em segundos tudo o que foi construído durante meses (ou até mesmo anos). E, além disso, falsas expectativas criadas pelo outro podem gerar frustração e contribuir para o fim da relação.

Portanto, não finja ser algo que não é para fazer com que o outro se apaixone, pois, em algum momento ele perceberá que se apaixonou por alguém que, na verdade, não existe.  

Você merece ser amado exatamente do jeito que é e, principalmente, pelo o que é, com todas as qualidades e defeitos que te fazem uma pessoa única.

Confie no seu parceiro

A base de todo e qualquer relacionamento é a confiança, portanto, no namoro virtual não seria diferente. Sentir ciúme é algo natural e saudável, porém, quando em excesso, desgastam o relacionamento.

Brigas bobas são sempre dispensáveis e nesse tipo de relacionamento devem ser ainda mais evitadas, pois os meios de reconciliação são bem mais limitados do que os que existem ao vivo.

Além disso, a desconfiança adoece: a relação, a autoestima e a vida. Por isso, cuide de si e da sua autoestima antes de se relacionar com alguém e, quando o fizer, escolha uma pessoa que você, sobretudo, confie e ame de verdade.

Se dedique

E por último, mas não menos importante: se dedique, muito, o quanto puder. Seja um bom ouvinte, mas também um bom interlocutor. Busque compreender o seu parceiro e auxiliá-lo no que for preciso.

Tenha em mente que, quanto mais a relação fluir, durante menos tempo vocês ficarão distantes um do outro. Então, se você tem certeza que é essa a pessoa que você quer ter do lado, não meça esforços para fazer a sua parte na construção dessa história.

Talvez vocês não tenham 19 filhos e nem morem na Chechênia, mas, certamente, terão um belo futuro pela frente, juntos, se esse for o desejo de ambos.

Amor é amor, seja ele como for

O poeta Lulu Santos escreveu, em 1983, que toda forma de amor é justa e nós concordamos com ele. O amor é e só. Ele não está sujeito à regras, padrões ou receitas.

Não deixe que imposições sociais desmereçam o seu amor virtual ou te impeçam de vivê-lo. Seja feliz!