Relacionamento à Distância – 8 Dicas para Fazer dar Certo

Nesse post vamos dar algumas dicas para você que está se pergunta se deve investir em um relacionamento à distância.

Quando amamos alguém é completamente natural que a nossa maior vontade seja iniciar uma vida a dois.

Com um relacionamento sério para fazer planos pensando no futuro e ter essa pessoa ao nosso lado todos os dias e em todas as datas importantes do ano.

Porém, o destino pode interferir e colocar um grande desafio na vida do casal: a distância. 

Existem muitos motivos para isso acontecer, seja por uma proposta de emprego melhor em outra cidade, intercâmbio em outro país ou qualquer outro motivo de força maior. 

É preciso ter coragem para aceitar novos desafios, mas também é necessário ter coragem para viver um relacionamento com muitos km’s de distância.

Mas, afinal, é possível fazer isso dar certo? 

É possível SIM fazer isso tudo dar certo e ter um relacionamento bacana mesmo com o seu amor longe de você.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Centro de Estudos das Relações de Longa Distância, nos Estados Unidos, 30% dos namoros em que ambos convivem juntos fisicamente terminam antes dos primeiros seis meses, já as relações vividas à distância, 70% duram mais que seis meses. 

Á partir de agora vamos dar as melhores dicas para fazer o seu relacionamento dar certo e durar muito tempo: 

 1. Confiança 

A confiança é a base principal de qualquer relacionamento. Não importa se é um relacionamento em que você convive diariamente com a pessoa ou não. Sem confiança, não se pode construir absolutamente nada.

Então, se você não confia no seu parceiro, é melhor repensar na união que vocês possuem. Se vocês confiam um no outro, pode ter certeza de que esse é o primeiro passo para tudo dar certo. 

2. Comunicação

Saber se comunicar, principalmente quando se está vivendo longe de quem ama, é muito importante. Não esconda nada.

Fale o que te incomoda, o que você gosta ou o que você gostaria que acontecesse. Tenha um diálogo sempre aberto e tente manter sua cabeça o mais aberta para diversos assuntos.

3. Se aproximem o máximo possível

Mesmo estando longe, é possível tentar se fazer presente na vida do outro de diversas formas.

Tentem aproveitar os momentos em que vocês estão conversando para descobrir mais coisas um do outro, assistam séries e filmes juntos, façam chamada de vídeo sempre que possível, compartilhem cada pequeno detalhe de como foi o seu dia.

Quanto mais você se mostra presente e interessado na vida da pessoa, mais perto vai parecer que você está. 

4. Controle o ciúme 

É importante conhecer bem o seu parceiro e tentar controlar o ciúme ao máximo. Sabemos que, em algumas situações, é extremamente difícil lidar com esse sentimento.

Mas, como já falamos anteriormente, ter confiança no seu parceiro é crucial para fazer um relacionamento à distância funcionar e não permitir que o ciúme tome conta e assuma as rédeas do seu namoro. 

5. Liberdade 

Se você entendeu todas as dicas anteriores e pode lidar com todas elas, saber que o seu parceiro precisa ter a liberdade dele é essencial.

Não é porque uma pessoa namora que ela não pode sair com os amigos, aproveitar uma viagem ou dançar. Relacionamentos maduros são leves e não existem algemas. Se você ama o outro, vai querer vê-lo sendo feliz e curtindo a vida, independentemente se você estiver por perto ou não.

6. Surpresas

Ser surpreendido é uma das coisas mais gostosas de um relacionamento. Não importa o tamanho da surpresa!

Enviar um docinho, um urso de pelúcia, um buquê de flores, uma pizza no meio da noite ou até mesmo fazer uma visita inesperada. São os pequenos gestos que fortalecem a relação e fazem com que o outro se sinta importante.

7. Façam planos

Não existe nada mais incrível em um relacionamento do que poder se imaginar com aquela pessoa no futuro e podendo realizar todos os seus sonhos juntos.

A partir do momento em que você entra em um relacionamento é para compartilhar os bons e os maus momentos, sonhos e frustrações, e, além de tudo isso, construírem um futuro a dois.

Então comecem fazendo planos mensais ou anuais para os dois com metas e sonhos. Liste essas coisas do mais fácil para o mais difícil, quando for cumprindo cada item, vá excluindo da lista.

8. Se esforce pelo relacionamento

Se dedicar por um relacionamento é o mínimo que o casal deve fazer, mas, quando se trata de namoro à distância, é preciso se dedicar o dobro.

Então, não meça esforços para entender, fazer a outra pessoa feliz ou até mesmo para se visitarem ou manter uma boa comunicação.

Assim como em todo relacionamento, é necessário cuidar com muito carinho e zelar por ela. Se os dois toparam passar por isso, a dedicação em fazer dar certo precisa ser mútua também. 

Fazer um relacionamento à distância dar certo é possível

Agora que você já sabe as principais dicas para ter um relacionamento sério à distância, me responda uma coisa: você acha que está preparado para viver esse desafio?

Toparia enfrentar esse obstáculo pela pessoa que você ama? Se a resposta for sim, parabéns! Você está pronto para ter um relacionamento saudável e fazer com que ele dê certo. 

Mas, se você acha que ainda não está pronto para viver essa mudança drástica e acha que não conseguiria se adaptar a essa nova realidade, não tem problema.

Ninguém nasce pronto para aceitar uma mudança tão grande quanto essa, porém, o importante é tentar e acreditar que, no final, no amor tudo pode dar certo.