Como Funciona o Facebook Dating? 10 Dúvidas Frequentes

Definitivamente, Mark Zuckerberg é um grande visionário. Após comprar o Instagram e o Whatsapp e copiar os recursos do Snapchat, o dono do Facebook lançou o Facebook Dating.

Essa é uma ferramenta de relacionamentos dentro do próprio Facebook, e funciona como os sites para buscar relacionamentos.

Apelidada como “Tinder do Facebook”, a plataforma fica em uma área paralela, onde há como criar um perfil independente com informações pessoais, fotos e, principalmente, preferências de relacionamento.

Segundo Zuckerberg, a ideia de criar o recurso surgiu, pois 200 milhões de usuários da rede social se declaram como solteiros. A intenção é que ela seja usada para a construção de relações profundas e duradouras, assim como os mais populares sites para namoro sério do Brasil.

Já conhece o Facebook Dating para relacionamentos?

Para ter acesso ao Dating é preciso possuir tanto uma conta no Facebook como o aplicativo instalado em seu smartphone, pois – ao menos por enquanto – a ferramenta só funciona através do app.

Com isso, basta acessar o recurso por meio das configurações do aplicativo.

Da mesma maneira que o aplicativo Tinder, a plataforma possibilita curtir pessoas, ver curtidas correspondente e iniciar conversas privadas.

Mas o seu principal diferencial é que a ferramenta permite que as curtidas ignoradas sejam revistas, para, quem sabe, haver uma segunda chance.

Para saber como utilizar o recurso para encontrar pessoas simpáticas e atraentes, reunimos nesse post tudo o que você precisa saber sobre o Facebook Dating. Confira, abaixo!

Quem pode usar o Facebook Dating?

Para começar, diferente do Facebook – que aceita usuários a partir de 13 anos – o Facebook Dating só está disponível para maiores de 18 anos. Dessa forma, a plataforma considera a idade do seu perfil principal.

É necessário baixar outro aplicativo?

Não, pois – por ser um recurso integrado ao aplicativo do Facebook – ele não é independente. Entretanto, como já mencionamos, ainda não há como usar o Facebook Dating no PC.

É preciso criar outro perfil?

Sim, mas, no caso, seria um novo perfil, pois – apesar de estarem vinculados – o Facebook e o Dating são como universos distintos. Até por isso, o que for feito no Dating não será mostrado no Facebook.

Os dados do Facebook são usados no Dating?

Alguns, como o seu nome e a sua idade. Inclusive, é o uso é obrigatório e, caso você queira alterá-los, precisará fazer isso diretamente no seu perfil do Facebook.

Provavelmente, essa é uma medida de segurança adotada pela ferramenta para evitar que os usuários se passem por outras pessoas.

A foto de perfil do Dating deve ser igual a do Facebook?

Não. A plataforma até sugere a sua foto de perfil do Facebook, mas você pode escolher outra de sua preferência. Além disso, há como publicar outras fotos exclusivas para quem visita o seu perfil no Dating.

Quem pode ver o seu perfil do Dating?

Somente usuários da plataforma que aparecem como sugestão para você e os perfis que receberem o seu como sugestão. Ou seja, seus contatos do Facebook não terão acesso ao seu perfil de namoro.

Porém o Dating conta com um recurso muito interessante, que impede que pessoas que você tenha amigos em comum visualizem o seu perfil, bastando editar as suas configurações de privacidade.

E, ainda, caso alguém esteja te incomodando, você pode bloquear ou denunciar esse usuário.

Como o Dating sugere pessoas?

Com base em seus interesses, preferências e atividades no Facebook, como, por exemplo, gosto musical, lugares visitados e posicionamento político.

Dessa forma você pode ter contato com pessoas que tenham gostos compatíveis aos seus.

Como iniciar uma conversa?

Quando for sugerido alguém que chame a sua atenção, basta clicar na opção “Tenho interesse”, porém só será possível enviar uma mensagem, portanto, capriche. Somente quando e se a pessoa te responder, será possível continuar a conversa, do contrário, não haverá um “depois”.

Pessoas comprometidas podem usar o Dating?

Poder até podem, mas se devem, é outra história. Brincadeiras à parte, não há nenhuma barreira na plataforma para pessoas comprometidas, nem mesmo as casadas.

Mas se você quer um site de contatos infieis ou até mesmo um site para casais liberais, recomendamos não usar o Facebook Dating.

Entretanto, se você está mal intencionado e pretende fazer isso escondido, será difícil esconder a sua identidade, já que o uso do nome presente no Facebook é obrigatório.

O que é o Crush secreto?

O “crush secreto” é uma função bem divertida do Dating, onde você pode selecionar até 9 amigos do Facebook para explorar a possibilidade de encontrar um relacionamento dentro do seu círculo de amizades.

Caso um dos seus amigos selecionados também te coloque na lista de “crush secreto” dele, acontecerá um match e a partir daí o desenrolar da história será responsabilidade de vocês.

Porém, caso o seu amigo selecionado não possua perfil no Dating ou não te coloque na lista dele, não precisa ficar preocupado, pois o interesse só é exposto se for recíproco, fora isso, o seu segredo estará bem guardado.

Passo a passo para entrar no Facebook Dating

Criar um perfil no Dating é bem simples e intuitivo, mas elaboramos um rápido passo a passo para que não haja nenhuma possibilidade de erros.

  1. Acesse o app do Facebook no seu smartphone;
  2. Abra o menu lateral;
  3. Role a tela até encontrar a opção “Dating”;

Caso não a encontre, clique em “Ver mais” que provavelmente estará por lá. Caso não esteja, atualize o seu aplicativo. E, se ainda assim não estiver, provavelmente você não tem idade para usá-lo.

Siga os passos para criar o seu perfil: defina o seu gênero e pessoas do seu interesse, ative a sua localização, selecione sua foto e confirme as informações fornecidas.

E, pronto! O seu perfil estará criado e pronto para uso. Caso você queira complementá-lo, ainda há como adicionar uma apresentação, outras fotos e responder algumas perguntas.

Boa sorte na paquera!